Páginas

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Quibe assado de abóbora e frutas secas

Olá pessoal! estamos preparando uma série de receitas para compartilhar com vocês aqui no nosso blog. A maioria delas foram publicadas em jornais e revistas e são exclusivas. Em breve também postaremos avaliações de produtos veganos.
Para começar vamos ensinar a fazer o quibe assado de abóbora e frutas secas, uma receita que combina com natal mas serve para o ano todo. Ela foi publicada no jornal O TEMPO no final de 2013. É leve, aromática e possui um sabor incrível! A receita da sobremesa ficará para os próximos dias.

Quibe assado de abóbora e frutas secas


Ingredientes

250g Trigo para quibe, ou triguilho
400g Abóbora moranga
02 Cebolas
02 Dentes de alho
50g Uvas passas
50g Damasco turco seco
60ml Azeite extra virgem
Zaatar (tempero árabe) a gosto
Pimenta do reino a gosto
Gergelim torrado para decorar
Sal a gosto
Modo de preparo
Coloque o trigo para quibe em uma bacia grande e cubra com água fria para hidratar, reserve até que o trigo esteja inchado e não exista mais água no fundo da bacia.
Em uma panela cozinhe a abóbora sem as sementes e com a casca (pode retirar a casca depois ou usá-la picadinha na preparação), com a polpa amasse com um garfo e misture no trigo inchado.
Acrescente 1 cebola triturada ou ralada, os dentes de alho triturados, o sal a pimenta e o zaatar nas quantidades de sua preferência.
Com a outra cebola, corte-a em rodelas ou meia lua e coloque numa frigideira com um fio de azeite e deixe até que o fundo comece a dourar, vá pingando água até que a cebola esteja levemente dourada e cozida. Reserve.
Pique em tiras o damasco e reserve.
Num refratário, coloque um pouco de azeite no fundo e disponha metade da massa do quibe, coloque toda a cebola, o damasco picado e as uvas passas.
Cubra com o restante da massa do quibe.
Salpique gergelim para decorar.
Leve ao forno por 20 a 30 minutos em forno médio.
Sirva quente.

Que tal tentar e compartilhar os resultados aqui? experimente combinar outros ingredientes e temperos.


Luiza Oliveira

2 comentários:

  1. Que delícia.
    Eu sempre fiz quibe vegetariano assado. Mas quando parei com lácteos, não achei bom substituto para o creme de leite. Não dava liga. Não imaginava que a abóbora resolvesse o problema! rsrsrs
    Conclusão: meu marido falou que foi o melhor prato que já cozinhei!
    Obrigada por postar as receitas aqui e parabéns pelas publicações.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a receita, testei e ficou ótima estou até pensando em incluir no cardápio de meu estabelecimento:http://www.reidolanche.com.br

    ResponderExcluir