Páginas

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Entrando no mundo dos pães




Recentemente nós compramos o livro "Pão Nosso: receitas caseiras com fermento natural" e tivemos uma surpresa muito boa. A grande maioria das receitas são veganas e o livro possui informações técnicas e procedimentos bem detalhados sobre a fermentação natural (embora tenha algumas receitas com fermento biológico). Não fazemos idéia da relação do autor e da produtora (Rita lobo/Panelinha) com o veganismo, e isso não é o mais importante agora.

O livro é de Luiz Américo Camargo, crítico de restaurantes do jornal O Estado de S. Paulo e estudioso do mundo da panificação artesanal, e como escrito pelo próprio autor, "ele foi feito para aficionados. para dois tipos deles, na verdade: os que já sabem que adoram fazer pães; e, especialmente, os que ainda nem sabem disso."

Para aqueles que não sabem que nasceram para fazer pães, ou que podem preparar pães deliciosos em casa, o livro é um bom começo. Primeiro porque explica detalhadamente a ciência por trás da fermentação natural e as exigências para produzir pães: sensibilidade, paciência, cuidado e dedicação. Segundo porque, com tamanho detalhamento, quantidade de dicas (ao ler o livro, parece que o autor está ao seu lado conversando sobre fazer pães, como alguém mais experiente compartilhando sabedoria com o menos experiênte) podemos alcançar o ponto mais alto da experiência vegana, que nossa opinião é a autonomia e o desenvolvimento criativo. Veganos e vegetarianos naturalmente tendem a se relacionar com os alimentos de uma maneira diferenciada, inventiva, transformando a resposta aos desafios culinários em soluções sofisticadas.

Livros de culinára devem servir para nos levar para longe das receitas. Não é nenhum demérito seguir uma receita, mas o importante é conseguir ir além, entender os processos químicos e os procedimentos, se tornar mais independente e critico no mundo do consumo.

Aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário